segunda-feira, 2 de julho de 2012

Polinização: O segredo das Angiospermas


Ola garotos,

Na nossa última aula começamos a falar sobre o grupo das Angiospermas. A palavra angiosperma, do grego angos = urna e sperma = semente, remete a uma característica desse grupo que é ter a semente envolvida por uma “urna” que seria o fruto. Mas como discutido em sala, a principal característica das angiospermas é a presença das flores, onde nós encontramos as estruturas reprodutivas das plantas: o androceu (estrutura masculina) e o gineceu (estrutura feminina). Sabemos que as Briófitas e Pteridófitas são grupos de plantas que dependem da água para se reproduzir. Sabemos que já as Gimnospermas não dependem mais da água, mas o vento daria conta de entregar o gameta masculino (pólen alado) ao gameta feminino (óvulo). Então, como será que acontece a entrega do gameta masculino ao feminino nas Angiospermas? Será que essa característica das Gimnospermas foi mantida nas Angiospermas? Em parte sim!

Nas Angiospermas, essa entrega do pólen para o óvulo, que chamamos de Polinização pode ocorrer pelo vento como nas gramíneas, mas normalmente as Angiospermas possui organismos que colaboram com o processo de polinização: esses organismos são os Polinizadores. Os polinizadores geralmente são animais, como insetos, mamíferos e aves. Quem nunca viu uma abelha, uma borboleta ou um beija-flor indo de flor em flor? Pois bem, uma parte do que eles estão fazendo nesse processo de ir de flor em flor se chama polinização.


Gramínea




Polinização




Abelhas carregando pólen


Mas outra pergunta é importante. Porque esses animais fazem isso? Será que é porque eles são legais? A resposta é não! Na verdade esses animais vão à procura de recursos nas flores. Quem nunca ouviu falar em néctar? Pois então, os recursos que as angiospermas têm a oferecer nas flores são:

NÉCTAR (rico em carboidratos)
GRÃO DE PÓLEN
ÓLEOS



Nesse processo de coleta desses recursos oferecidos geralmente na flor, os animais se carregam de grão de pólen, acidentalmente, e acabam entregando os grãos de pólen na próxima coleta em outra flor. Geralmente, cada espécie de planta tem seu polinizador específico. Desse jeito, o grão de pólen não é entregue numa planta de outra espécie. O trabalho dos polinizadores é muito importante, pois sem a polinização, não haverá fecundação e nem a formação de frutos e sementes. Os frutos e sementes são a base da alimentação dos seres humanos.


Entenderam? Espero que sim! Qualquer dúvida, o EUSOUMAISBIO responde.

By Vinicius Ferreira

Referências:

LOPES, S.; ROSSO, S. Biologia, São Paulo: Saraiva, 2005. Volume Único.
http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/10/polinizacao.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário